sábado, agosto 04, 2007

"Na Praia da Nazaré, ninguém pode andar em pé"

Sete saias trazes ao cair da anca,

e a blusa branca que te está mesamo a matar,

e só os rapazes que pedem que caias,

p'ra mostrar as saias sem que estejas a bailar.

Estas saias de baixo tem todas uma grande renda de crochet e que é feita pelas próprias mulheres Nazarenas, enquanto esperam os seus maridos que foram para a pesca no mar.

Os aventais também são bordados, é uma riqueza estes trages.
O Trage Típico

"O traje da mulher Nazarena é notável pela sua beleza e harmonia.
De trabalho ou de festa, o traje reflecte não só a forte personalidade das Nazarenas,
mas adapta-se também à sua lida diária – amanho, venda e seca de peixe.
É por isso prático, funcional e protector do frio e da maresia, permitindo-lhes movimentos desembaraçados, mas mantendo-as sempre compostas.

" A Nazaré é tão linda, que até conquistou o mar, e a Virgem Nossa Senhora dela fez o seu altar. Não molhes os pés, arregaça a saia, o mar tem ciúmes de te ver na praia." A praia da Nazaré fica na minha região, no verão ou inverno é o passeio favorito de muitos que como eu amam o mar e todo este ambiente típico que nos cativa e acolhe.
É lá que tenho ido com a minha neta à praia.
A Nazaré é uma terra muito rica, convido todos a conhecer.


Fica aqui o meu testemunho.

Há muito para conhecer sobre as histórias desta gente do mar, e desta terra maravilhosa.




E para conhecer outros trages tipicos Portugueses clica aqui

bjs da avó Guida