quinta-feira, maio 17, 2007

Dia da Espiga

Hoje é Quinta Feira de Ascenção, 40 dias depois da Páscoa, dia em que a Igreja celebra a Ascenção de Jesus ao céu.
É sempre a uma quinta feira na primavera, altura propícia a fazer belos passeios ao campo e colher a bela da espiga. As crianças das escolas da minha região, enchem os campos de risos e de brincadeira, enquanto colhem a espiga , escolhendo as flores mais bonitas que encontram, para oferecerem aos pais no regresso a casa.
Já tenho a minha, acho que me dá sorte, este ano não fui eu que a colhi mas sim uma amiga que ma ofereceu. Espero que me dê sorte também.

Cada elemento simboliza um desejo:
A espiga significa que haja pão isto é: que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar;
O ramo de folhas de oliveira, que haja paz, pois a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira e também que nunca falte a luz (divina);
As flores (malmequeres, papoilas, etc.), que haja alegria, simbolizada pela cor das flores
o malmequer ainda traz ouro e prata,
a papoila traz amor e vida
e o alecrim saúde e força.
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa, no meu caso, atràs da porta.


bjs da avó Guida