sábado, fevereiro 03, 2007

Lenços dos namorados

Aproxima-se o dia dos namorados, por isso mostro aqui esta antiga tradição .
É nos Lenços Senhoris do século XVll- XVlll, que provávelmente - estará a origem dos "Lenços dos Namorados", posteriormente adoptados e adaptados pelas mulheres do povo, que lhes conferiram características de índole popular.

Parte integrante do guarda roupa feminino da época, os lenços dos namorados eram em geral quadrados, de linho e algodão e bordados ao sabor do talento da bordadeira; no entanto seria como elemento preponderante de conquista do namorado, que os lenços atingiram maior notariedade.Com o conhecimento do ponto cruz - adquiridos durante a infância - a moça em idade casadoira, bordava o seu lenço, com as quadras e as simbologias qua brotavam da sua imaginação. Neste trabalho estavam presentes que eram caros a jovens em idade de casar, tais como a fidelidade, dedicação, amor e /ou amizade...Eram semanas ou meses de trabalho na elaboração de um lenço que poderia marcar ou não, o início de um namoro, consoante a reacção pública do "namorado" , isto é conforme ele usasse ou não o lenço...
Com o passar dos tempos, algumas alterações de vulto vieram a ocorrer na concecpção dos
"Lenços dos Namorados": a introdução de novas cores, de pontos mais fáceis de bordar, e a introdução de testemunhos de acontecimentos marcantes em determinadas épocas, com destaque para a emigração para o BRASIL, no ínicio do século passado, factos que enriqueceram ainda mais a componente cultural dos "LENÇOS DOS NAMORADOS".
No que respeita à sua origem, os indícios mais marcantes apontam para o norte de Portugal, ainda que também existam referências fortes a este tipo de trabalho, no Alentejo e nos AçoresEu acho muito romântico, a moça apaixonada fazer estas obras de arte para presentear o seu apaixonado.
Por isso não resisti e mostro aqui no meu cantinho alguns modelos.
Viva o AMOR.
"A ROSA DO MEU PEITO
A FLOR DO MEU JARDIM
DEIXA DE AMAR QUEM AMAS
SE ME QUERES AMAR A MIM
AMOR DA MINHA VIDA"
"Meu Manel bai p'ro Brasil
eu tamem bou no bapor
guardada no coração
Daquele qué meu amor "